Você acredita na amizade entre homens e mulheres sem segundas intenções?



Rock Hudson e Doris Day

A pedido de uma amiga, tentei escrever algo que falasse sobre amizade entre homens e mulheres. Isso porque ela fica profundamente irritada quando é pega de surpresa por um "amigo" que se declara apaixonado. Aí não tem jeito, é o fim da amizade.

Bem, muitos afirmam que o único envolvimento que homem e mulher podem ter é o sexual, mas nem todos concordam, há os que defendem que dá para manter uma relação de amizade sem segundas intenções. E você, o que acha?

Como referência, achei uma reportagem no Terra, onde é possível acompanhar os dois lados desta história.

De acordo com o site americano, Psychology Today, a idéia de que homens e mulheres não podem ser amigos vem lá da época em que as moças ficavam em casa, enquanto os garanhões trabalhavam e mantinham uma vida social agitada e cheia de histórias, que obviamente era desejada por elas, mas somente poderia ser possível através de um romance, ou seja, o sexo oposto era o caminho para esta realização. Além disso, o envolvimento entre os dois nesta época, só tinha uma finalidade, o casamento.Os tempos mudaram, mas nem tanto. Um estudo feito na Universidade de Oxford mostrou que entre os entrevistados, três em cada quatro homens alimentavam amor platônico por sua confidente. Ou Seja, eles mantém as aparências, mas estão quietinhos aguardando o momento certo para dar o bote. Este é o caso de uma das minhas companheiras de trabalho, que mantém como melhor amigo, um homem, que não é gay, e a relação é até bem funcional, mas somente porque deixou claro que não passarão disso, já que o moço está declaradamente apaixonado.

O Terra também reuniu opiniões diferentes. A empresária Martha Maria é uma das pessoas que acham que é impossível uma relação de amizade entre homem e mulher sem segundas intenções: "Todos os casos de amizade próxima que conheço acabam em algum rala e rola, ou seja, não é amizade real. Acho que é fácil dizer que é amigo de um homem quando não se tem a proximidade, por exemplo, pessoas que se falam só por email, msn ou quando se vê uma vez ao mês. Quando se tem contato freqüente e ambos são solteiros, acho que a amizade acaba sendo superada pela atração sexual, carência e necessidade física.

Mas existem aquelas que defendem, como Vivien Jarola que diz: "Eu acredito numa amizade sem segundas, terceiras ou quartas intenções entre homens e mulheres, desde que certos limites sejam impostos”. O que não é muito diferente de uma amizade entre pessoas do mesmo sexo, afinal, uma amizade deve ser baseada em respeito mútuo e isso também deve valer para a relação entre homem e mulher.

Claro que esses são fatos “fatados” demais e não posso deixar de lado minha porção feminista e sarcástica. É fácil manter uma relação de amizade se você for a amiga bonitinha mas nem tanto, e nerd que está sempre lá para ouvir os conselhos e desabafos. Já tive amigos que eram meus amigos só enquanto estavam interessados em minhas amigas, mas isso ocorre com mais freqüência quando o homem é mais novo e enxerga todas a mulheres como presas em potencial, hoje posso dizer que tenho amigos de verdade e que não é tão difícil administrar uma relação entre homem e mulher quando ambos são maduros o suficiente e vamos admitir que é bom manter uma amizade sem aquela competição velada que existe entre mulheres. Claro que os limites sempre devem existir, afinal você não vai achar que pode dormir na mesma cama que ele ou perguntar o que acha do seu sutiã novo, a menos que queria acabar sem ele.

E você? Acha que é possível uma relação de amizade entre homem e mulher sem nenhum envolvimento afetivo ou sexual?

amigossss

0 Response to Você acredita na amizade entre homens e mulheres sem segundas intenções?